top of page
Conheça um pouco mais do maior arquipélago fluviomarítimico do mundo

 

A Ilha de Marajó fica no norte do Pará, em plena foz do rio Amazonas. O Marajó é a maior ilha fluviomarítima (entre rio e mar) do mundo, com aproximadamente 40 100 km²! 

 

O Marajó tem seus 16 municípios distribuídos, pelo próprio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em três microrregiões: 



- a microrregião do Arari, composta pelos municípios de Cachoeira do Arari, Muaná, Ponta de Pedras, Salvaterra, Santa Cruz do Arari e Soure;



- a microrregião Furos de Breves, composta por Afuá, Anajás, Breves, Chaves, Curralinho e São Sebastião da Boa Vista;



- e a microrregião de Portel, composta por Bagre, Gurupá, Melgaço e Portel

 

 

 

 

Sobre o Marajó

A ilha é, no entanto, informalmente dividida entre os marajoaras em Marajó Campo e Marajó Rio. 

O Marajó Campo corresponde à microrregião do Arari, onde búfalos, fazendas-safaris, bons hotéis e paisagens paradisíacas atraem turistas de todos os cantos do mundo. 

Já o Marajó Rio, ainda maior do que a primeira região, abrange tanto o que o IBGE chama de microrregião Furo de Breves quando a de Portel. Esse nome se deve ao grande número de rios que a cortam, deixando a dúvida de onde termina o continente e começa a ilha.   

Se a maior riqueza do Marajó Campo é a quantidade de búfalos criados ali, a maior riqueza do Marajó Rio, por outro lado, é o povo ribeirinho e seu potencial. 

 

Açaí, cupuaçu, guaraná, andiroba e cacau, somados ao Pirarucu, fazem parte das riquezas da Ilha!

O Marajó é rico em recursos naturais, graças à sua vegetação amazônica, às frutas tropicais e aos  peixes típicos da região norte! ​

Apesar disso, a maior atividade econômica do arquipélago é a atividade pecuária, com os gados de búfalo, o que provoca enormes danos ambientais e desigualdade social, concentrando a renda. 

 

bottom of page